Para ver toda a exposição de Língua Portuguesa, clique em leia mais
LÍNGUA PORTUGUESA
Professor Welington
Dados das atividades:
1.Texto jornalístico;
2.Anúncio e propaganda;
3.Mural literário: texto literário, crônica e memes;
4.Gênero teatral;
5.Fanzine
Atividade 1 – Texto jornalístico
Proposta: Produza uma notícia fictícia que divulgue a cura/vacina para a COVID-19.
·
Thais
Pereira – 9 º Ano
A EF
"CIENTISTAS ENCONTRAM A CURA DO COVID-19"
A pandemia que tomou
conta do mundo, deixando milhares de mortos e causando aglomerações em
hospitais, fazendo pessoas mudarem sua rotina, finalmente chegará ao fim. Foi anunciada,
nesta quinta-feira, pelos cientistas da Dinamarca a cura do Covid-19, depois de
alguns testes feitos em pessoas infectadas, o resultado foi positivo. Os
cientistas afirmam que a vacina é eficaz no tratamento contra o Covid-19, e que
já estão em produção pra serem enviadas para os hospitais locais, além de que
pretendem encaminhar as vacinas para outros países. Enquanto essa vacina não chega,
continuamos lembrando a importância de ficar em casa, lavar bem as mãos, usar
máscara quando for sair e não esqueça de lavá-la após retirada.
Atividade 2 – Anúncio e propaganda
Nesse
momento dramático para a humanidade, torna-se muito importante que tenhamos fé
esperança para o futuro. Mensagens otimistas representam um ótimo recurso para
ajudar as pessoas na superação dessa situação angustiante.
Proposta: Produza uma apresentação de 4 a 8 slides que possa passar uma mensagem otimista e de fé para o futuro.
·
Julia
Ferreira Santiago 9 º Ano A EF
Atividade 3 – Mural
Literário (plataforma Padlet)
Criamos
esse espaço para vocês. Vamos chamá-lo de "Mural Literário". Toda
semana vamos postar aqui, no mural de cada série, uma proposta de leitura:
crônicas, contos, poemas, romances, prosa literária e outros. A partir da
leitura e do tema proposto no texto, você deve produzir uma releitura
(composição ou criação de alguma coisa a partir de outra existente;
[Literatura] elaboração de uma obra tendo como outra como base; ação de
interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original).
Existem diversas formas que você pode utilizar como: H.Q; memes; fotografia;
poesia; texto analítico; slides; ou qualquer outro recurso digital de seu
conhecimento, queremos explorar a sua criatividade na produção. Poste o
resultado do seu trabalho no mural da sua série. ⠀⠀
Capa inspirada no Romantismo
Memes e
Crônicas
Para visualizar os demais trabalhos do 9º ano, acesse o link abaixo:
https://ptbr.padlet.com/welingtonmacedo/Mural_Literario_9EF_1EM_Verdinho
Atividade
4 – Gênero
dramático: texto teatral
HORA DA PESQUISA E PRODUÇÃO
Pesquise outros exemplos de textos pertencentes ao gênero dramático, como tragédia, farsa e auto, e a função social das peças e do teatro em épocas antigas. Você poderá registrar as informações obtidas por meio de slides, vídeos, podcasts e outros.
Essa pesquisa poderá ser realizada em livros impressos ou por meio das plataformas digitais.
Maiza Soares – 9º Ano EF
Leitura dramatizada:
https://drive.google.com/file/d/1A5Xl9AooUaCRSEfwnDCCfYCvlpqXYCoB/view?usp=sharing
Atividade
5
– Fanzine
· Daniel Figueiredo- 9º Ano